<b>Consulta Anestésica Pré-operatória</b>

Consulta Anestésica Pré-operatória

Cuidados pré-operatórios, o que é e como funciona?

O que é a Consulta Anestésica Pré-Operatória

É uma consulta médica de avaliação clínica e especializada que deve ser efetuada previamente à realização de um ato anestésico, para todos os procedimentos marcados de maneira eletiva (programada). Ela é realizada no consultório da Equipe de Anestesiologia do Hospital ou Clínica na qual o paciente será submetido ao procedimento anestésico-cirúrgico.

Entrevista inicial

Nesta consulta, o médico anestesiologista entrevista o paciente para se informar sobre suas condições físicas e psicológicas e para conhecer todas as informações de interesse clínico sobre o paciente como, se há doenças pré-existentes, se o paciente é portador de alguma alergia, se fez ou faz uso de medicamentos, obtendo informações sobre o nome e dose diária utilizada deste medicamento, se o paciente já se submeteu anteriormente a alguma cirurgia onde foi necessária a utilização de anestesia e qual a cirurgia (ou procedimento) que este paciente irá realizar e/ou a que será submetido.

Cuidados necessários

É durante a consulta pré-anestésica que o anestesiologista informa o paciente sobre os cuidados que deverão ser tomados antes, durante e depois da realização do procedimento. Essas informações são basicamente: o período de jejum pré-operatório, as rotinas da anestesia e as informações gerais sobre a técnica anestésica que será empregada para a realização da cirurgia. Além disso, prescreve as medicações que o paciente deverá receber para tornar a entrada no centro cirúrgico menos estressante (a denominada medicação pré-anestésica) e qual ou quais as medicações de uso rotineiro que deverão ser suspensas ou mantidas.

Antes do procedimento cirúrgico, alguns cuidados podem ser importantes para a realização da anestesia de forma segura e eficaz:

  • Jejum Pré-operatório:
    • Água/chá: ATÉ 2 horas antes do horário previsto para cirurgia ou exame;
    • Leite de vaca e sólidos: ATÉ 8 horas antes do horário previsto para cirurgia ou exame;
    • Leite de Fórmula Infantil: ATÉ 6 horas antes do horário previsto para cirurgia ou exame;
    • Leite Materno: ATÉ 4 horas antes do horário previsto para cirurgia ou exame;
  • Remover peças dentárias móveis como: dentaduras, pivôs e pontes;
  • Não utilizar, no dia da cirurgia, cosméticos (baton, base, esmalte, pintura facial) ou acessórios (óculos, lentes de contato, brincos, colares, anéis, relógios, pulseiras etc.);
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de fumo, pelo menos por 24 horas, antes da intervenção cirúrgica.

Após toda esta avaliação e explicações dadas (dúvidas e perguntas por parte do paciente), ele deverá assinar o Termo de Consentimento Informado, que será anexado com o prontuário durante a internação do procedimento anestésico-cirúrgico ao qual será submetido.

O Termo de Consentimento Informado visa esclarecer o procedimento anestésico que será realizado e não isenta o anestesista de suas responsabilidades, permitindo que o paciente ou seu responsável esteja ciente e autorize a anestesia proposta.

Agende sua consulta clique aqui e utilize nosso sistema

Fale com um Especialista

Este canal visa facilitar o contato com os médicos.
Se você deseja agendar uma consulta, clique aqui.